Thais Costa
BRASIL
Fui bióloga, pesquisadora na área de imunologia molecular até 2000. Dois anos depois, descobri a joalheria, que se mostrou como um novo caminho para o entendimento do mundo, do ser humano, de mim mesma.
Identifico o meu trabalho com movimento, e a leveza, e simplicidade do gesto. Meu trabalho mais recente se dirige para o esboço, para o cru, na procura do imediato, do acaso, como protagonistas da minha expressão.
Participei de exposições de joalheria contemporânea no Brasil (exposição “Percurso”, 2012 e “Projeto Corrente”, 2013, no Museu ACasa, São Paulo, “Projeto Paz”, 2013, “Projeto Believe” 2014 e 2015, Galeria Patricia Centurion ), Espanha (“Joya”, Barcelona, 2012), Itália (“Brazil Now”, na Escuola Alchimia de Joalheria Contemporânea, Florença, 2013) e Chile (Exposição Re-trato, Galeria E , 2015 , Valparaiso). Participei da publicação do Anuario de joyería contemporánea 2015-2016 com a peça “anéis yayoi”.
Pra mim, a joalheria é a síntese materializada da necessidade do ser humano de se relacionar com o outro, com o ambiente em que vive, com a transcendência e com sua história. A busca de materiais e formas que expressem essas relações, resulta em uma jóia que acompanha o corpo levando em conta a identidade, a história do indivíduo que a carrega, e a expressão do artista.